Foi inaugurada dia 15 de Setembro de 2009 a Biblioteca Municipal Vicente Campinas de Vila Real de Santo António.
A Biblioteca, a 182ª biblioteca a integrar a Rede Nacional das Bibliotecas Públicas (RNBP) tem um tipologia BM2. Está instalada num edifício concebido de raiz, com cerca de 2 mil m2, e está dividida em dois pisos.
No piso 0, no Átrio existe uma cafetaria e uma zona de recepção e acolhimento, onde os munícipes poderão solicitar impressões em Braille, a emissão do cartão de leitor e requisitar fotocópias. Podem também aceder ao catálogo informatizado da Biblioteca, e consultar os periódicos disponíveis no local. Neste piso, encontra-se também uma Sala Polivalente, destinada à realização de conferências, exposições e outras actividades de âmbito cultural, e uma Sala de Leitura Infantil, destinada aos mais novos.
O piso 1, por sua vez, é totalmente ocupado pela Sala de Leitura Fernando Morais Rodrigues, onde poderão ser consultadas publicações em diversos suportes, desde periódicos (jornais e revistas), até livros (inclusive em Braille), cd-audio, cd-rom e dvd (audição de música evisionamento de filmes, etc) . É ainda facultado nesta sala o acesso a tecnologias de informação e comunicação, nomedamente a internet.
A nova Biblioteca tem com objectivos essenciais criar e fortalecer hábitos de leitura desde a primeira infância; facilitar o acesso dos munícipes a um conjunto de recursos informativos diversificado e actualizado (desde livros, a periódicos e a audiovisuais) ; promover acções de divulgação e animação cultural, apelando a uma participação activa e dinâmica, proporcionando condições que permitam a reflexão, o debate e a crítica; e desenvolver actividades que contribuam para a ocupação dos tempos livres da população, de forma enriquecedora
Para além de facilitar o acesso à mais variada informação, a Biblioteca Municipal apresenta uma abrangente programação cultural. O mês de Setembro será marcado pela actuação do Grupo Artelier (artes de rua), no dia 15, e pela peça de teatro “A Gargalhada de Yorick”, pela companhia Teatro Instável, no dia seguinte. A Biblioteca Municipal será ainda palco do espectáculo infantil “Karingana Blues”, pelo grupo Bica Teatro (dia 17), e das peças de teatro infantil “História do Sábio Fechado na Biblioteca”, da companhia Pé de Vento (dia 19) e “Estórias do Sr. Cão”, do grupo Pouco Siso (dia 23). Para além disso, todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, às 17h00, serão realizadas sessões de contos para os mais novos.
A Biblioteca recebu o nome de António Vicente Campinas, poeta e prosador algarvio, autor do romance “Fronteiriços” e de uma vasta obra literária, também publicamente conhecido pelo seu poema “Cantar Alentejano”, escrito em honra de Catarina Eufémia.
Fonte: Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Etiquetas: Acervo Bibliográfico, Acontecimentos, Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Bibliotecas Públicas, Equipamento Instalações e Mobiliário, Eventos, Serviços de Biblioteca |